As fases da marcha

Publicado: agosto 21, 2011 em Saiba mais

O ciclo da marcha pode ser subdividido em fase de apoio e fase de balanço.

Fase de apoio: Ocorre quando o pé encontra-se em contato com o solo e sustenta o peso. Ela permite que o membro inferior suporte o peso do corpo e ao mesmo tempo possibilita o avanço do corpo. Representa cerca de 60% do ciclo da marcha.

Fase de balanço: Ocorre quando o pé não está mais sustentando peso e move-se para frente. Apresenta cerca de 40% do ciclo da marcha.

A fase de apoio ainda pode ser subdividida em cinco subfases:

Contato inicial: Quando o calcanhar toca o solo. Nesse período, um pé começa a perder o contato com o solo enquanto o outro membro começa a surportar o peso corporal e amortecer o choque do contato inicial.

Resposta à carga: Compreende a fase de transferência do peso para o pé que acabou te tocar no solo. Até antes do que o membro oposto deixe o solo. Corresponde ao período inicial de duplo apoio.

Apoio médio: Durante este período apenas um membro inferior sustenta o peso do corpo, enquanto o outro membro entra na fase de balanço. Consistindo o apoio simples.

Apoio terminal: Essa fase completa o apoio simples. Começa com a elevação do calcanhar e continua com o contato inicial do membro inferior contralateral.

Pré-balanço: Durante esse período o membro de apoio transfere o peso corporal para o membro contralateral e prepara-se para fase de balanço.

A fase de balanço por sua vez se subdivide em três subfases;

Balanço inicial: (aceleração) ocorre quando o pé é elevado do solo. Na marcha normal , ocorre a flexão rápida de joelho e a dorsiflexão do tornozelo, permitindo que o membro na fase de balançoacelere para frente.

Balanço médio: Ocorre quando o membro inferior na fase de balanço encontra-se adjacente ao membro inferior que está sustentando peso, o qual se encontra na fase de apoio médio.

Balanço Terminal: (desaceleração) o membro inferior na fase de balanço desacelera, preparando-se para realizar o contato inicial com o solo. Na marcha normal, o quadríceps e os músculos posteriores da coxa sejam ativos. Pois, o quadríceps controla a extensão do joelho e os posteriores da coxa controlam a flexão de quadril.

 

About these ads
comentários
  1. Olha que bacana, um pouquinho do Blog de minha disciplina na UFPB, Próteses e órteses!
    bjus

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s